"A vida para ser bela, deve estar cercada de verdade, de bondade, de liberdade.
Essas são coisas pelas quais vale a pena morrer" Rubem Alves

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Educador e Aprendiz
Amanda Hipólito Calvoso )
                                                                              
                                                    
Quando me encontro com as crianças,
Sinto o encontro da terra com o céu,
E me pergunto:
- Quem é o educador e quem é o aprendiz?
Eu as ensino a chegar na Terra.
Elas me ensinam a trazer o céu.
Eu as ensino a pisar firme no chão.
Elas me ensinam a voar acima das estrelas... e alto sonhar!
Eu as ensino a falar a língua dos Homens.
Elas me ensinam a ouvir a canção dos anjos.
E enquanto eu as ensino a lavar as mãos,
Elas me ensinam a lavar a alma.
Enquanto eu as ensino a cuidar da natureza,
Elas me ensinam a cuidar do espírito.
Então, enquanto eu as ensino a pedir perdão,
Lá estão elas me ensinando a perdoar.
Neste encontro da Terra com o Céu,
Quem é então o educador?
E quem é o aprendiz?
Quando começa a esfriar,
Eu logo cuido de as agasalhar.
Mas quando o frio é em meu coração,
São elas que me aquecem com o sol de sua alegria radiante.
E o que antes pudera me deixar “borocochô”,
Fica logo pequenino ao lado do que sinto por elas:
Um grande amor!
E se a pergunta é:
Quem é o educador e quem é o aprendiz?
A resposta é:
Que do alto de minha grande estatura,
Sempre me curvo à grandeza de meus pequenos.
Meus pequenos Grandes Mestres!

Nenhum comentário:

Postar um comentário